Há 84 anos: Nossa Senhora Aparecida declarada Padroeira do Brasil

18/07/2014 10:14

Há 84 anos: Nossa Senhora Aparecida declarada Padroeira do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde que foi encontrada a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba, a quase três séculos atrás, os brasileiros, cada vez mais, têm a Senhora Aparecida em seu coração.

Nas dificuldades e alegrias, nos sofrimentos e nas grandes comemorações a Mãe Aparecida é sempre lembrada e venerada com gratidão.

Exatamente a 84 anos atrás, 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Antes, ela já havia sido coroada, em 1904, como Rainha do Brasil. Mas, em 1930, ela era declarada oficialmente como Padroeira do Brasil. As manifestações de júbilo, no entanto, tiveram seu início apenas no mês de outubro daquele ano. Nas comemorações de Nossa Senhora Aparecida, dia 12, foi iniciada, com a presença de grande público e a participação de autoridades civis, militares e eclesiásticas, a preparação do Congresso Mariano. Ele realizou-se maio de 1931 e foi em seu encerramento que Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada como Rainha e Padroeira do Brasil.

Assim, coroava-se um Patronato, coroava-se uma devoção. Coroava-se sobretudo um desejo que já vivido com devoção e veneração no coração dos brasileiros.

Segundo registros históricos, mais de um milhão de fiéis participaram das festividades, que se iniciou com uma Missa campal diante da Igreja de São Francisco de Paula e depois teve a imagem seguindo em procissão até a Praça Esplanada do castelo, onde foi realizada, diante do povo e autoridades, a Consagração de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, através de solene ato presidido por Dom Sebastião Leme.

Depois de 84 anos de sua proclamação como Padroeira do Brasil, a devoção à Mãe Aparecida é ainda mais fervorosa. Milhares de devotos visitam semanalmente o Santuário Nacional para fazer suas orações junto à Imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul. Anualmente são milhões de peregrinos que, ininterruptamente, mesmo fora de suas grandes comemorações, ali vão rezar. (JSG)

 

Fonte: Gaudium Press.org 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!